Há um juiz português na equipa técnica dos Jogos Olímpicos


A ISA – International Surfing Association aproveitou o fim de semana para revelar parte da equipa técnica que irá estar presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a serem realizados no verão de 2021, no que diz respeito, obviamente, ao Surfing. 

Entre a equipa referida, para já de 11 elementos, encontra-se o de Nuno Trigo (na foto em cima), experiente juiz da Federação Portuguesa de Surf que nos últimos anos tem sido uma presença assídua e uma mais-valia em várias provas nacionais, como a Liga MEO Surf, e outros eventos internacionais onde se destacam as etapas do Championship Tour e outras do circuito mundial de qualificação.

A equipa técnica é transversal, segundo a ISA, sendo composta de elementos de quatro continentes onde se destaca até uma presença feminina, a da norte-americana Tory Gilkerson – que, caso não saibam, foi a campeã mundial de longboard em 2016.

A ISA justifica a escolha com a política da igualdade de géneros e com a necessidade premente de formar juízes do sexo feminino. 

“Estamos orgulhosos por anunciar um painel de destaque de juízes olímpicos que representam o mais alto nível de especialidade e experiência internacional no nosso desporto. Com a nomeação dos oficiais técnicos como uma das muitas responsabilidades da ISA como a Federação Olímpica Internacional, Orgulhamo-nos da qualidade e confiabilidade do nosso processo de julgamento. Esta é outra peça do puzzle que garantirá uma estreia histórica para o Surf nas Olimpíadas. A integridade, justiça e profissionalismo do julgamento é uma grande prioridade para a ISA. Investimos tempo e esforço consideráveis, também em coordenação com a WSL, para garantir que nossos juízes estão de acordo com os padrões de excelência que os Jogos Olímpicos exigem e merecem”, referiu ainda Fernando Aguerre, presidente da ISA. 

Diretor Técnico: Erik Krammer (EUA)
Diretor de Prova: Marcos ‘Bukao’ Carneiro Esmanhoto (BRA)
Chefe de Juízes: Richard Pierce (EUA), Glen Elliot (AUS)
Juízes: Pritamo Ahrendt (AUS), Tory Gilkerson (EUA), Masato Kato (JPN), Dan Kosoof (NZL), Luis Pereira (BRA), Nuno Trigo (POR), Bruno Truch (FRA)
Juízes de Prioridade: Ian Buchanan (NZL), Marcel Miranda (BRA)
Previous O inverno (bem passado) de Tomás Fernandes
Next Praia da Barra recebeu final do Regional do Norte