O reencontro de um amor antigo


Que Miguel Fortes está como peixe na água na Baía dos Dois Irmãos (vulgo Coxos) é coisa que há muito se sabe. No entanto, uma certa direita da costa marroquina tem conquistado a sua atenção nos últimos anos. A sequência em anexo é resultado de uma recente investida. 

Além de Manel e Martim, os seus dois filhotes que se estão a tornar grandes surfistas, Miguel Fortes parece ter dois outros grandes amores na vida. Um deles é a Baía dos Coxos, obviamente, palco de grandes sessões e onde tem conseguido explanar toda a beleza do seu surf – como se sabe, de estilo livre e clássico, forjado nos points da Ericeira, mas com aquele toque experiente e moderno q.b. que cai sempre bem. 

O outro grande amor, diríamos nós porque tudo isto nada mais é do que fruto da nossa veia criativa, é o sobejamente conhecido point break de Safi, situado na costa oeste de Marrocos. Uma nova investida em fevereiro mostra o veterano português a dominar sem dó nem piedade os pesados caixotes da pérola africana. 

Uma chamada certeira onde até apetece dizer: Très bien, Monsieur Fortes! 

Um pouco de História
Safi encontra-se a 245 km sudoeste de Casablanca, 300 km a norte de Agadir e 150 km a noroeste de Marraquexe, já esteve sob a alçada portuguesa entre 1508 e 1541. No entanto, entre a comunidade do surf, é mais conhecida pelas suas longas e tubulares direitas. 

Durante muito tempo as suas ondas permaneceram semi secretas, mas tudo mudou com o crescimento global do surf que se tem verificado nos últimos anos. As extensas ondas do point de Safi são muitas vezes consideradas das melhores direitas do planeta, mas é sempre de sublinhar que precisam de swell para se mostrarem em todo o seu esplendor. xxx

Fotografias de @amine_nader_photography

Previous És Homem para ver a nova série de Von Rupp?
Next Onde a Terra termina