O Renault Porto Pro, 2.ª etapa da Liga MEO Surf 2018, serviu para Marlon Lipke quebrar um longo jejum de vitórias. Desde 2013, há cinco anos, que o veterano não vencia entreportas.
A vitória acabou por servir de tónico ao surfista algarvio uma vez que naquela época se desdobrava em múltiplos projetos. Depois da Jam Traction, marca de acessórios de surf que detém juntamente com Gony Zubizarreta, e do Mellow Loco Bar, na rua do Ferrador em Lagos, voltou a soltar a veia empreendedora ao abrir o Comoba, um café/restaurante de comida biológica situado no Cais do Sodré, em Lisboa.
Marlon, que em tempos recebeu dos amigos a alcunha de “Hulk”, é filho de pais alemães e reside em Lagos há vários anos. É um dos melhores, mais “lay back” e carismáticos surfistas que podemos ver ao longo da costa lusa.
A sua paixão por Portugal é conhecida, mas foi internacionalmente que fez carreira – campeão europeu júnior em 2004 e campeão europeu open em 2012. Foi, realce-se, um dos surfistas que orgulhosamente integrou o Championship Tour da World Surf League, na temporada 2009, tendo terminado o ranking na 44.ª posição.
Internamente, o melhor resultado na Liga profissional foi em 2012 – 4.º lugar na geral depois de uma série de três 3.º lugares consecutivos. Classificação que igual em 2019.
Hoje continua a surpreender e a ser fonte de inspiração, mas também celebra o 37.º aniversário. Por esse motivo, está obviamente de parabéns!
* Imagens de @joao_bracourt @pedromestrephoto @ansurfistas