10 dias para o Renault Porto Pro 


É quarta e antepenúltima etapa da Liga MEO Surf 2020. 

O Porto e Matosinhos preparam-se para receber os melhores surfistas nacionais dentro de 10 dias, designadamente a quarta e antepenúltima etapa da Liga MEO Surf 2020, principal prova de surf em Portugal e que define os títulos de campeões nacionais. O Renault Porto Pro irá realizar-se de 18 a 20 de setembro na Praia de Matosinhos, e será a 15.ª edição consecutiva da etapa nortenha, uma das mais históricas da Liga MEO Surf.

Após a retoma das competições de Surf no passado mês de junho e consequentemente com a realização das três primeiras etapas da Liga MEO Surf durante o passado verão, a principal competição de Surf em Portugal mantém-se como a única competição oficial em todo o mundo a atribuir um título open de surf, pelo que o Renault Porto Pro abre assim a hostilidades da 2ª e decisiva fase na corrente temporada desportiva.

Esta é uma paragem tradicional da Liga MEO Surf, tendo habitualmente uma importância decisiva para as contas do título, onde a estatística dos anos 2012 a 2017, indica que o vencedor do quadro masculino do Renault Porto Pro acabou sempre por se sagrar campeão nacional.  

Histórico de vencedores no Porto/Mastosinhos:

2019 – Tomás Fernandes e Yolanda Hopkins
2018 – Marlon Lipke e Teresa Bonvalot
2017 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2016 – Pedro Henrique e Carol Henrique
2015 – Frederico Morais e Carina Duarte
2014 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2013 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2012 – Vasco Ribeiro e Maria Abecasis

Números que dão responsabilidade extra aos atuais lideres do ranking, Afonso Antunes (na foto), no caso masculino, e Teresa Bonvalot, no caso feminino. E se Afonso é, aos 17 anos, um estreante nas andanças da luta pelo título nacional, Teresa, por sua vez, já conta com quatro triunfos na etapa nortenha, um deles o primeiro da carreira, em 2013, com apenas 13 anos.

“Vai ser uma etapa interessante para mim, pois tenho de tentar manter o foco que tive durante o início da temporada e que me colocou nesta posição. Neste momento, tento não pensar muito nas contas da luta pelo título e do ranking. O mais importante é conseguir manter a consistência que tenho estado a ter. Penso que se conseguir fazer isso o resto acaba por aparecer.”

– Afonso Antunes, líder do ranking masculino da Liga

Renault Porto Pro 2019 em números:

– Campeões da Etapa: Tomás Fernandes e Yolanda Hopkins;
– 886 ondas surfadas por 78 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 8,75 de Yolanda Hopkins (meias-finais);
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 15,25 de Yolanda Hopkins (meias-finais)

Aponta na agenda: de 18 a 20 de setembro na Praia de Matosinhos. xxx

Previous Kelly Slater x Padang Padang
Next Peniche decide campeão nacional Sub-12