O lançamento de “Caderneta do Mar”, de João Meneses, tem lugar a 4 de dezembro, às 18h30, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira.
João Meneses nasceu em janeiro de 1977, na cidade de Lisboa. É licenciado em sociologia e pós-graduado em gestão. Não se assume como sociólogo, muito menos como gestor. Começou a brincar nas ondas com 12 anos e levou a coisa mais a sério a partir dos 14.
Desde então que o mar tem sido o seu chão. Começou no mar da Caparica, mas já ninguém lhe tira as manhãs de nevoeiro na Ericeira. Gosta de caminhar pelas falésias e procurar praias escondidas. Essa paixão levou-o a caminhar durante 43 dias seguidos pela costa portuguesa, entre Caminha e Vila Real de Santo António. Essa viagem ainda está por escrever.
Ao longo das últimas duas décadas tem sido um estudioso deste estilo de vida em sintonia com o mar. Escreveu para revistas, blogues e sites.
Este livro junta 44 crónicas que estavam dispersas e que encontram agora uma nova casa, a Caderneta de Mar. Falam sobre aventuras, amizades, sonhos, lágrimas e sorrisos, tendo sempre como pano de fundo o azul do oceano.
O surf é, na sua perspetiva, uma forma de arte em movimento.