Carolina Santos estreia-se a vencer no Nacional


Carolina Santos é a nova Miss Prio Cup! 

A jovem surfista das Caldas da Rainha, de apenas 20 anos, estreou-se, esta sexta-feira, a vencer em provas a contar para o circuito nacional feminino de surf, ao triunfar na Costa Nova, onde superou a forte concorrência presente no evento mais feminino do surf português.

Após um dia inaugural recheado de emoção, na véspera, ficaram somente oito surfistas para disputarem o dia final, com as três ex-campeãs nacionais e também antigas vencedoras deste evento, Carolina Mendes, Carina Duarte e Camilla Kemp, a posicionarem-se como principais candidatas ao triunfo.

Contudo, as ondas de Ílhavo ofereceram, no segundo dia de ação, uma jornada repleta de surpresas. Desde logo pela eliminação de Carolina Mendes e Carina Duarte na ronda 3, falhando a passagem às meias-finais. Em sentido inverso, Maria Salgado, Beatriz Carvalho e Carolina Santos foram as representantes da nova geração do surf feminino nacional a chegarem à fase decisiva da Miss Prio Cup.

Na primeira meia-final Carolina Santos começou por vencer um duelo muito equilibrado frente a Beatriz Carvalho, enquanto Camilla Kemp triunfou de forma segura frente à mais jovem das semifinalistas, a vice-campeã nacional júnior Maria Salgado, ficando, dessa forma encontradas as finalistas na Costa Nova.

Na final o favoritismo parecia estar do lado da experiente Camilla Kemp. No entanto, Carolina Santos ainda tinha muito surf para mostrar e distanciou-se na disputa graças a uma onda excelente, que foi premiada com 9 pontos. Na última onda, Carolina aumentou o registo e selou o triunfo com 15,20 pontos, contra 13,05 de Kemp.

Paralelamente à competição teve lugar a “Onda Solidária”. Ao longo de todo o evento foram surfadas 247 ondas, o que resultou num cheque de 247 euros atribuído pela Associação de Surf de Aveiro à Associação Cordis, uma instituição de apoio social sedeada na Gafanha da Encarnação.

Tradição desde a primeira edição é o prémio de Miss Simpatia, este ano atribuído pelo staff do campeonato a Miriam Julião, sempre presente no apoio às outras atletas, apesar de eliminada na Ronda 3, aliás um feito, de certa forma, surpreendente, mas também demonstrativo da evolução da atleta da Associação de Surf de Vagos.

O Miss Prio Cup é um evento especial que pontua para o ranking nacional feminino e que se realiza à margem da Liga MEO Surf, a principal competição de surf em Portugal. É uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas. xxx

Previous 2.ª edição Prio Softboard Heroes
Next Inscrições abertas para o Vitória Surf Challenge 2022