Circuito Sealand 2023 encerra com chave de ouro


Os dias 7 e 8 de outubro foram reservados para o encerramento do Circuito Sealand Santa Cruz 2023, apresentado pela Manel Sport e com o apoio da Dakine, Volcom e Freak Traction. 

Um fim de semana absolutamente épico, com muita ação nas ondas do Oeste, mas também de muito Sol e temperaturas bem altas (em torno dos 30ºC). Há muito que esta terceira e última etapa do circuito, que serviria para apurar os campeões locais, era aguardada. 

Cerca de 65 atletas compareceram à chamada e usufruíram das sempre portentosas ondas da Praia do Navio que ao longo dos dois dias se apresentaram entre o meio metro e 1,5m. Apesar do tempo estar limpo e não haver pontinha de vento, a competição no sábado só iniciou por volta das 11 horas devido à maré cheia. Contudo, a partir do momento em que soou pela primeira vez a buzina, esta nunca mais parou. 

No domingo, por altura das finais, London Almida mostrou-se em grande forma e foi um dos atletas que encheu o olho em Surf Open, registando várias ondas na casa da excelência, incluindo o heat final com notas de 8,50 e 8,00 pontos.

Saiu naturalmente vencedor da etapa e empurrou Maria Salgado, que participou no circuito pela primeira vez, para o segundo lugar. Logo atrás, a uma curta distância pontual, os jovens Pietro Garroux e Gustavo Viana, terceiro e quarto classificados, respetivamente.

Com uma diferença de mais de 300 pontos para Kiko Anglani, segundo classificado nas contas do ranking, Francisco Cruz revalidou com alguma tranquilidade o título local nesta categoria. 

Surf Open

01. London Almida 16,50 pts

02. Maria Salgado 13,00 pts

03. Pietro Garroux 12,73 pts

04. Gustavo Viana 11,73 pts

Campeão Surf Open: Francisco Cruz

Detentor de alguns títulos nacionais em Surf Master, Francisco Cruz voltou a comprovar o estatuto de favorito na categoria de +35 anos, não só vencendo a etapa como revalidando o título de campeão local. Contudo, é de ter em atenção que houve um reforço de presenças e a concorrência aumentou significativamente, pelo que se prevê uma luta acirrada pelo título na próxima temporada. 

Surf Master +35 anos

01. Francisco Cruz 13,50 pts

02. Ulisses Martinho 6,47 pts

03. Vasco Côrte-Real 6,10 pts

04. Filipe Soeiro “Pipa” 3,20 pts

Campeão Surf Master: Francisco Cruz

A final feminina, que foi a última bateria a ir para a água no primeiro dia de prova, viu Ana Mel fortemente motivada, a surfar de forma bem soltinha e a vencer o confronto com Vera Salgado que se encontrava na luta pela conquista do circuito. Com um score de 12,04 pontos, a jovem atleta de Peniche empurrou Eva Jorge para segundo lugar e Vera para terceiro.

Surf Feminino

01. Ana Mel Canhoto 12,04 pts

02. Eva Jorge 9,76 pts

03. Vera Salgado 7,67 pts

04. Maria Cruz 1,52 pts

05. Margarida Carichas 1,43 pts

Campeã Surf Feminino: Ana Mel Canhoto

Entre os mais novos a competição esteve rubro, mas no final a vitória da etapa sorriu a Pietro Garroux. Este jovem surfista franco-brasileiro apresentou um grande nível nesta que foi a sua segunda participação no Circuito Sealand. Demonstrou surf competitivo, boa escolha de ondas e efetuou manobras bem limpas que o levaram a registar ondas de 8,05 e 7,50 pontos na final. 

A principal concorrência veio de Gustavo Viana que, ao ficar no segundo posto, acabou por revalidar o título em Surf Sub-16 pelo segundo ano consecutivo. 

Surf Sub-16

01. Pietro Garroux 15,57 pts

02. Gustavo Viana 11,14 pts

03. Simão Silva 6,40 pts

04. João Santos 6,07 pts

Campeão Surf Sub-16: Gustavo Viana

André Alves não esteve sempre a liderar a final do Bodyboard Open, face à concorrência do talento local Pedro Fernandes, mas soube aproveitar a oportunidade quando esta lhe apareceu. Na penúltima onda que realizou alcançou 7,50 pontos, à qual juntou um back up de 6,67 pontos (a sua primeira onda), selando desta forma a vitória na etapa e, pela primeira vez, também a vitória no Circuito Sealand. 

Bodyboard Open

01. André Alves 14,17 pts

02. Pedro Fernandes 12,60 pts

03. Bernardo Tomé 8,70 pts

04. Gonçalo Neves 7,30 pts

Campeão Bodyboard Open: André Alves

No Skimboard Open, Fernando Silva começa a ser um alvo a abater. Depois de segundos lugares nas etapas anteriores, finalmente uma vitória que o levou ao lugar cimeiro do ranking, revalidando assim o título do circuito pelo segundo ano. Uma palavra de apreço para os seus adversários que souberem sempre dar uma resposta à altura e deixam antever boas coisas no futuro. 

Skimboard Open 

01. Fernando Silva 17,10 pts

02. Simão Teixeira 7,40 pts

03. Salvador Maia 6,74 pts

04. Gonçalo Ferreira 6,40 pts

Campeão Skimboard Open: Fernando Silva

Por último, pese embora os ótimos desempenhos de Leila Mendes e Adriana Turnes, foi Carolina Ruivo que aproveitou a última etapa para voltar às vitórias e assim manter o estatuto de campeã local do seu lado. 

Skimboard Feminino

01. Carolina Ruivo 11,34 pts

02. Leila Mendes 8,16 pts

03. Adriana Turnes 8,10 pts

Campeã Skimboard Feminino: Carolina Ruivo

Fotos de Nelson Fernandes / Sealand

A organização do circuito está a cargo da Associação Sealand, sendo que os apoios institucionais ficam por conta da Câmara Municipal de Torres Vedras e Junta de Freguesia da Silveira. Os mecenas são a West Life – Mediação Imobiliária, Contafirme Seguros e Contabilidade, Noah Surf House Portugal, Manel Sport, Alojoeste – Gestão de Alojamento Local, Max Café & Bistro, Clínica Médica Dr. Primor da Silva e Café Parque. Apoios locais à etapa: Holy Santa Cruz, Açaí da Praia de Santa Cruz e Restaurante Navio.
Previous Prio Softboard Heroes [vídeo]
Next Frederico Morais requalifica-se para o Championship Tour 2024