Como foi o maior evento de surf solidário de Portugal?


Na passada sexta-feira, dia 12 de julho, as ondas de Santa Cruz voltaram a ser a casa do PRIO Softboard Heroes, o maior evento de surf solidário do país.

Pelo quarto ano consecutivo, surfistas profissionais e juniores, pais e filhos, bem como algumas figuras públicas, uniram-se numa competição amigável de surf para abraçar uma nobre causa solidária: angariar 18.000 euros e apoiar quatro associações portuguesas de cariz social, tendo navegado para a vitória uma associação local: os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, que levaram o maior montante do prémio total.

Dividido em duas fases — confrontos por equipas e por categorias, e com um sistema de competição “todos contra todos”, o evento também incluiu uma dinâmica especial entre pais e filhos surfistas, que formaram pares para angariar ainda mais fundos para as associações.

No final do dia, os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras arrecadaram 5744 euros, seguidos pela Terra dos Sonhos com 4904 euros, a Ajuda do Berço com 3896 euros e, por fim, a Skoola com 3712 euros, valores angariados graças às boas prestações dos seus elementos.

Através da novidade desta quarta edição, a GoChill Family Jam, dinâmica entre pais e filhos que teve como objetivo alertar para a importância do tempo de qualidade em família, foi ainda possível arrecadar um valor de 250 euros adicionais para a Skoola, pela prestação vencedora da família Antunes, com o Pai João e Filho Afonso.

Outra das novidades desta edição foi também um leilão solidário que permitiu angariar um valor total de 1470 euros, dos quais 294 euros, correspondente a 20% do valor, serão distribuídos equitativamente pelas quatro associações beneficiárias.

Apesar do carácter solidário e amigável da competição, a quarta edição do PRIO Softboard Heroes contou com um elenco de topo, elevando as expectativas a marés altas.

A  Skoola, que promove a inclusão social através da música, contou com as manobras de Xico Alves, Mariana Rocha Assis, Martim Carrasco e Gabriel Ribeiro; a Terra dos Sonhos, que promove o bem-estar de crianças, jovens e adultos que se encontrem em situação vulnerável, viram o empenho de Francisco Almeida, Inês Bispo, Martim Paulino e Pedro Sousa; a Ajuda de Berço, uma casa de acolhimento a bebés e crianças desprotegidas contou com os “drops” de Luis Perloiro, Yolanda Hopkins, Bruno Amado e Rita Piçarra; e, em representação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras — os grandes vencedores do dia, estiveram João Kopke, Concha Balsemão, Afonso Antunes e o António Raminhos.

Yolanda Hopkins e Afonso Antunes destacaram-se como as estrelas desta edição, conquistando os primeiros lugares nas suas categorias e no formato “todos contra todos”. Outros momentos de destaque incluíram a dinâmica entre pais e filhos com Henrique e Concha Balsemão, e a notável performance de Pedro Sousa, que obteve a melhor classificação entre os “Friends”. António Raminhos, com o seu inconfundível carisma, tornou o ambiente ainda mais animado e descontraído, com a sua boa disposição.

Desde 2020, o PRIO Softboard Heroes angariou cerca de 38.000 euros e apoiou mais de uma dezena de associações nacionais. Já com a mira na edição de 2025, o criador do evento e ex-surfista profissional, Tiago Pires, não esconde a sua satisfação por mais um ano de sucesso: “É incrível ver como este evento cresce a cada ano. A edição de 2024 superou todas as expectativas, especialmente com a introdução da nova dinâmica entre pais e filhos, que trouxe uma energia especial e reforçou o nosso espírito de união e solidariedade. Ver várias famílias a apoiar causas tão importantes, através do surf, é profundamente gratificante. Estou ansioso para ver o que o próximo ano nos reserva.”

O dia foi ainda enriquecido por uma exposição exclusiva de arte na praia, onde artistas como Skeleton Sea, Sérgio Branco (Pipoka), Gonçalo Mar e Andreas Noe (The Trash Traveller) apresentaram as suas obras para leilão, revertendo 20% do valor para as associações. No final, os prémios foram entregues às associações, num ambiente de celebração ao som das atuações de bandas como a Associação Skoola, Do Nothing e Inês Bispo, que deram o toque final de magia a um dia já de si memorável.

Até para o ano! xxx

Previous Miss Quebramar Cup arranca a 5 de julho com prova de qualificação
This is the most recent story.