Dia explosivo no Azores Pro


O Azores Airlines Pro, que se realiza na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, contou esta terça-feira com ondas de gala, entre 2 e 3 metros, para enorme satisfação dos surfistas e público, que pôde assistir a um espetáculo de surf de alto nível ao longo de todo o dia.

Com a realização das restantes baterias da segunda fase masculina, bem como de mais seis da terceira fase (a prova feminina não foi para a água hoje), alguns dos melhores surfistas do mundo contaram com um palco de alto nível, para performances a condizer.

Grande destaque para o francês Thomas Debierre, que fez a melhor onda e a maior pontuação da prova, até agora, 9,5 e 17,33 pontos em 10 e 20 possíveis, respetivamente, já na terceira fase. Thomas, que em 2016 conquistou aqui o título mundial júnior sub-16 da ISA, provou estar muito à vontade com as ondas açorianas e mostrou que é um forte candidato à vitória.

Os seus compatriotas Maxime Huscenot, Charly Martin, Marc Lacomare e Timothée Bisso também estiveram em bom plano, assim como o canário Luis Diaz, o brasileiro Lucas Silveira, o luso-britânico Arran Strong e o jovem basco Adur Amatriain, recentemente coroado campeão europeu Pro Junior.

Entre os portugueses, Joaquim Chaves, Guilherme Ribeiro e Eduardo Fernandes foram os maiores destaques do dia, ao vencerem as suas baterias de forma bastante autoritária nas ondas fortes da Praia de Santa Bárbara.

Destaque igualmente para Guilherme Fonseca, Pedro Henrique e Francisco Almeida, já no terceiro round, que ajudaram a eliminar os franceses Paul Cesar Distinguin (destaque de ontem), Kauli Vaast, bi-campeão europeu Pro Junior e Ian Fontaine, o espanhol Vicente Romero, e os alemães Leon Glatzer e Marlon Lipke, todos atletas mais cotados e experientes. Outras surpresas ficaram por conta das eliminações precoces do basco Aritz Aranburu, do canário Jonathan Gonzalez e do brasileiro Halley Batista.

Esta quarta o Azores Airlines Pro volta às ondas da Praia de Santa Bárbara, novamente a partir das 7h45m, para mais acção do terceiro round masculino e o regresso da prova feminina. xxx

Previous Halloween revela novo campeão nacional sub-16
Next Vitória lusa no Azores Airlines Pro