Figueira dá arranque da Liga Nacional de Surf


O Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf 2022, está prestes a ir para a água. De 1 a 3 de abril as maiores estrelas do surf nacional vão iniciar a temporada na histórica Praia do Cabedelo e com emoção prometida logo para as primeiras rondas. O quadro de competição já é conhecido e existem vários heats excitantes em perspetiva, que prometem um nível muito elevado logo a abrir a ação, liderada pelos licras amarelas Go Chill: Vasco Ribeiro e Kika Veselko.

Do lado masculino, a prova vai ser marcada pelo regresso à ação do campeão nacional e europeu em título Vasco Ribeiro, depois de uma lesão que comprometeu o início da temporada. Há também alguns regressos importantes, como é o caso do vice-campeão nacional de 2016 e ex-top 100 mundial Zé Ferreira. A experiência vai ter pela frente a forte nova geração do surf nacional, liderada por Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves que, em 2022, prometem assaltar definitivamente os primeiros lugares da Liga.

Destaques do quadro masculino – Round 1:

H8: Vasco Ribeiro x Henrique Pyrrait x Bruno Mendonça x trialista

H12: Gony Zubizarreta x João Moreira x Vasco Cordeiro x Matias Canhoto

H14: Arran Strong x Francisco Mittermayer x Cainã Souza x Zé Ferreira

Já do lado feminino a fortíssima armada que tem elevado a bandeira portuguesa além-fronteiras prepara-se para mostrar nas ondas da Figueira da Foz o excelente momento que atravessa. O último fim de semana foi prova disso, com Teresa Bonvalot a vencer mais uma prova do circuito de qualificação europeu, desta vez em Israel, juntando também o título europeu. Mafalda Lopes e Kika Veselko saltaram para a vice-liderança desse mesmo ranking, compondo assim, em conjunto com Teresa, o top3 europeu ao momento. Facto inédito e muito enriquecedor para a atualidade do surf português.

Teresa chega à Figueira da Foz com a motivação em alta para tentar recuperar o título máximo do surf em Portugal, depois de Kika Veselko, ainda júnior, ter-se sagrado campeã nacional Open e Sub-18 no ano passado. Mas há muito mais talento de olho na disputa e os dedos de uma mão não chegam para contar as candidatas, onde ainda se incluem nomes como Yolanda Hopkins (diploma olímpico em 2021), Carolina Mendes, Mafalda Lopes, Carina Duarte ou Gabriela Dinis. Algumas delas irão enfrentar-se diretamente logo na ronda inaugural do Allianz Figueira Pro. É o caso de Kika Veselko e Yolanda Hopkins, que vêm de um duelo recente nos 1/4 de final em Israel, que sorriu à primeira. Mas também da bateria que coloca em simultâneo na água as duas campeãs nacionais mais jovens da história: Carina Duarte e Teresa Bonvalot.

Destaques do quadro feminino – Round 1:

H5: Kika Veselko x Yolanda Hopkins x Matilde Pinto

H7: Carina Duarte x Teresa Bonvalot x Bianca Nicoleta x Sofia Silva

H8: Camila Cardoso x Maria Salgado x Beatriz Carvalho x Benedita Teixeira

Fica sintonizado na ação! xxx

Previous Mick Fanning recebe wildcard para Rip Curl Pro Bells Beach
Next Campeões nacionais iniciam temporada da melhor forma