Final emotiva no Ericeira Juniors


Decorreu nos dias 5 e 6 de novembro, em Ribeira d’Ilhas, o Ericeira Juniors, a final do Campeonato Nacional de Surf Esperanças, na categoria Sub-18, apresentado pelo Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar.

Num fim de semana marcado por ondas de excelente qualidade, com cerca de metro e meio no sábado e de dois a três metros no domingo, estiveram presentes 32 atletas, que se apuraram através dos seis Circuitos Regionais 2022, das vagas provenientes de 2021 e de wildcards promovidos pela FPS.

Quanto à competição, no sábado, tal como as previsões vinham anunciando, mantiveram-se bastante consistentes na mais conhecida praia da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, com ondas de cerca de metro e meio, tendo toda a competição decorrido de acordo com o planificado até ao round 4.

Em grande destaque no primeiro dia estiveram o Matias Canhoto (Peniche Surfing Clube) com o melhor score do dia, Martim Nunes (Lombos Praia) e Francisco Queimado (Ericeira Surf Clube), que não se livraram do susto de caírem para as repescagens na ronda inaugural, Afonso Pinto (Ericeira Surf Clube), Francisco Mittermayer (Estoril Praia), Francisco Ordonhas (Lombos Praia), Tiago Stock (Lombos Praia) ou Santiago Graça (Lombos Praia).

No domingo, com a previsão de entrada de um swell fortíssimo previsto a partir das 12h00 (o que veio a acontecer), a prova iniciou-se bem cedo, às 7h30, com os 1/4 de final, em formato “man-on-man” com a duração de 25 minutos. Nesta fase destacam-se alguns heats memoráveis como Matias Canhoto x Afonso Pinto, em que o primeiro, a 3 segundos do fim, apanhou uma onda e obteve a nota que permitiu seguir para as meias finais; ou o que opôs o Martim Nunes a Francisco Queimado, onde foram obtidos os melhores scores deste round. 

Nas meias-finais, Martim Nunes obteve a melhor pontuação de todo o campeonato (17,00), onde se destaca a melhor onda de todo o campeonato (9,25 pontos), eliminando Matias Canhoto, e na outra meia final Francisco Mittermayer venceu Francisco Ordonhas por uma margem muito curta de apenas e somente 0,10 pts.

Na final, disputada durante 30 minutos, já com a entrada de alguns “sets vassoura”, Francisco Mittermayer levou de vencida o amigo Martim Nunes, até então insuperável, com duas ondas na casa dos 6 pontos cada. Martim apenas conseguiu que uma das suas ondas fosse avaliada em 6,25 pontos, ficando a necessitar de uma outra onda de back up que permitisse chegar ao titulo que já em 2020 e 2021, lhe fugira por muito pouco. xxx

Previous Interlusion
Next Títulos nacionais de Masters decididos na Caparica