Guilherme Fonseca e Francisca Veselko integram Projeto Olímpico


A Federação Portuguesa de Surf acaba de anunciar que os surfistas Guilherme Fonseca e Francisca “Kika” Veselko foram integrados no Projeto Olímpico Paris 2024 por cumprirem os critérios de qualificação impostos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) traduzidos nos resultados do Mundial ISA de setembro passado.

Guilherme Fonseca, quarto classificado na prova que decorreu na Califórnia (resultados aqui), integra o nível Elite, enquanto Veselko, 17.ª classificada na mesma competição, encaixa-se no nível Apoio à Qualificação.

O COP também assentiu à proposta de adoção do Campeonato de Europa (Eurosurf) enquanto critério de integração no Programa Olímpico para 2024.

“São vitórias importantes para o surf português”, começa por assumir João Aranha, presidente da FPS, acrescentando que “O Guilherme merece inteiramente este apoio pelo resultado obtido no Campeonato do Mundo, que também premeia um percurso exemplar, tal como a Francisca que, pela sua juventude e talento, estou seguro, dará muitas mais alegrias ao Desporto nacional.”

A propósito da integração do Eurosurf enquanto prova reconhecida pelo COP para acesso ao programa olímpico, João Aranha, que também pertence ao executive board da Federação Europeia de Surf afirmou que “É o reconhecimento do elevado nível competitivo desta prova em particular e do trabalho sério levado a cabo pelas Federações Portuguesa e Europeia na organização e promoção do surf de competição. E mais que isso, é uma oportunidade acrescida para os nossos surfistas conseguirem angariar mais apoios para o seu trabalho rumo a uma qualificação olímpica, algo que nos engrandece a todos.”

Importa ainda referir que já faziam parte do Projeto Olímpico Paris 2024 três atletas portugueses. A saber: Frederico Morais, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins. xxx

Previous Ericeira Juniors define campeão nacional sub-18 no fim de semana
Next Interlusion