Teresa Bonvalot e Francisco Ordonhas conquistaram no passado domingo, 23 de junho, a vitória no Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf.
Se no lado feminino, Bonvalot conseguiu assegurar o título nacional de forma antecipada, ainda durante a manhã do dia final da etapa açoriana, Ordonhas (foto no topo) estreou-se a vencer na Liga MEO Surf, depois de ter contribuído diretamente para o adiar da decisão do título masculino.
Com a chamada para o dia final a acontecer ainda antes das 7 horas, a ação retomou com a ronda 3 masculina, onde Tomás Fernandes e Guilherme Ribeiro estreitaram ainda mais as contas do título, com ambos a conseguirem seguir para a fase man-on-man. Contudo, a melhor performance desta fase pertenceu a Halley Batista (foto em baixo), com a melhor onda do campeonato, de 9,25 pontos, e um score de 17,00 (em 20 pontos possíveis), que lhe rendeu o prémio Waversby Round.
Depois foi a vez de ir para a água a ronda 2 feminina, onde Teresa Bonvalot jogava a hipótese de conquistar o título. E Teresa não facilitou, somando 14,50 pontos para vencer a bateria e assegurar o quinto título nacional da carreira.
Enquanto se festejava na areia, na água assistia-se às grandes decisões da prova masculina, com os quartos-de-final. Foi nesta fase que Tomás Fernandes (foto em baixo) foi surpreendido por Francisco Ordonhas, com as contas do título a ficarem automaticamente adiadas para a última etapa.
Enquanto isso, Guilherme Ribeiro aproveitou o deslize do líder do ranking, para se aproximar da licra amarela. Nesta mesma fase Afonso Antunes venceu uma verdadeira final frente a Tiago Stock (foto em rodapé) para ficar com a hipótese de se manter nas contas do título.
Nas meias-finais femininas houve um duelo de estreantes na fase woman-on-woman, com Concha Balsemão a garantir a primeira final da carreira, após triunfo frente a Teresa Pereira. A ela juntou-se a inevitável Teresa Bonvalot, que bateu Mafalda Lopes após somar 15,75 pontos.
Nas meias-finais masculinas, Francisco Ordonhas venceu João Mendonça e garantiu a primeira final da carreira na Liga MEO Surf. Na outra semifinal esteve em jogo muito mais que a presença na final, com Guilherme Ribeiro a vencer Afonso Antunes e a garantir a subida à liderança do ranking.
Foi ao início da tarde que foram para a água as finais, com Teresa Bonvalot (em baixo) a vencer a prova feminina, culminando, assim, de forma imaculada esta vinda aos Açores. Teresa somou 9,95 pontos contra 7,10 de Concha Balsemão, conquistando a 27.ª vitória da carreira na Liga MEO Surf e a terceira vitória em quatro etapas realizadas em 2024.
Na final masculina, houve muito equilíbrio até ao fim, com constantes trocas na liderança e com o triunfo a sorrir a Francisco Ordonhas, por apenas 0,35 pontos, com 12,10 contra 11,75 pontos de Guilherme Ribeiro. Além da primeira final da carreira, o jovem surfista de Carcavelos conquistou a primeira vitória da carreira, a menos de um mês de completar 19 anos.
A Liga MEO Surf 2024 regressa agora entre 25 a 27 de outubro para a quinta e última etapa da temporada, em Peniche, onde irá ser decidido o título nacional masculino. Até lá! xxx