“Instituição de Mérito” para Surf Clube de Viana 


O Surf Clube de Viana (SCV) foi distinguido como “Instituição de Mérito” na cerimónia comemorativa do 172.º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade, que se realizou no passado dia 20 de janeiro.  

Decorridos dois dias, na IV Gala do Desporto de Viana do Castelo, também João Zamith, presidente do clube, foi distinguido com o título de “Dirigente do Ano” e as atletas do clube Marta Paço e Ângela Fernandes foram homenageadas.

“Tem sido uma vida dedicada ao desporto. E, apesar de não serem as distinções que me motivam, estou grato por esta homenagem, que apenas faz sentido se partilhada com a minha equipa”, refere João Zamith.

A atleta de surf adaptado Marta Paço, campeã europeia em ASVI Ladies e que tinha já, em 2018, conquistado uma medalha de bronze no ISA World Adaptative Surfing Championship, considera que “esta homenagem significa mais uma conquista e que o desporto adaptado está a ser reconhecido e valorizado em Viana do Castelo”.

Para Ângela Fernandes, que, o ano passado, revalidou o título de campeã nacional de SUP Race Técnico e conquistou o de campeã nacional de SUP Wave, “é sempre bom receber um prémio pelos nossos resultados, sobretudo numa grande festa do desporto que cada vez tem mais nível em várias modalidades”.

Surf Clube de Viana é “Instituição de Mérito”
O trabalho contínuo e de referência internacional que o SCV tem vindo a desenvolver, sobretudo através do surf, ao longo dos seus 30 anos foi reconhecido pelo executivo do Município de Viana do Castelo com a atribuição do título honorífico de “Instituição de Mérito”.

“Para nós é o coroar da celebração de 30 anos de um vasto trabalho realizado. Estamos gratos por esta distinção”, diz João Zamith.

O Surf Clube de Viana, fundado em 1989, tem ajudado a escrever, de forma decisiva, a história portuguesa, europeia e mundial do surf. Esta instituição sem fins lucrativos, rapidamente, ganhou reconhecimento, graças à sua excelente capacidade de organização de grandes eventos. Organizou o Campeonato Europeu de Surf “Viana Pro” logo em 1990 e 1991, organizou, em 1992 e 1993, o Campeonato do Mundo de Surf “Viana Staroup Pro” e o 1º Campeonato do Mundo de Bodyboard fora do Havai em 1994. Após, na altura, ter originado o nascimento do conceito de Circuito Mundial de Bodyboard, soma, até ao momento, sete anos de organização de provas deste mundial. 

Também foi sede da Federação Portuguesa de Surf e da European Surfing Federation entre 1994 e 1996.

A sua dinâmica e uma visão à frente do seu tempo têm permitido ao SCV desenvolver, ao longo dos seus 30 anos, um trabalho de destaque mundial na formação das gerações mais jovens. Para este protagonismo tem pesado principalmente a sua Escola de Surf, a primeira a nascer em território nacional; a organização dos primeiros Cursos de Treinadores e de Juízes em Portugal; a redação do primeiro jornal de surf do país; a realização de ações de sensibilização e educação ambiental de relevo, muitas delas com o cunho da Surfrider Foundation Europe, da qual foi a primeira delegação; a criação do primeiro  Centro de Formação Desportiva de Surf no Desporto Escolar; a gestão do CAR Surf de Viana; ser peça-chave para Viana do Castelo integrar a World Surf Cities Network a partir de 2014; ser a primeira entidade a levar o surf para o ensino superior em Portugal; parceiro na organização da Semana Europeia do Desporto desde 2015; membro no Conselho Executivo da European Network of Outdoor Sports (ENOS); parceiro na organização dos primeiros encontros europeus de surf adaptado; organizador  parceiro do Outdoor Sports Euro’Meet 2019; e fazer uma aposta contínua na construção de uma cidadania mais consciente e na inclusão.

No âmbito do surf adaptado, organizou também o 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado em 2019 e é o primeiro clube português a ter uma equipa de competição desta modalidade.

Além do seu protagonismo também no desenvolvimento turístico, o SCV tem desempenhado ainda um importante papel na investigação e na inovação, nomeadamente através de vários projetos de cooperação internacional dos quais é parceiro. xxx

Parabéns, Surf Clube de Viana! 

Previous “Primeira Luz” com João Mendonça
Next 15 de março é o limite para O Capítulo Perfeito