Matosinhos serviu de arranque à Junior Tour 2024


Martim Nunes e Maria Salgado venceram o Pro Junior Porto&Matosinhos, etapa inaugural do Junior Tour, circuito dedicado aos surfistas Sub-20 que se realizou este fim de semana na praia de Matosinhos. A prova integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2024 decorreu com ondas de 1m a 1,5m tendo o domingo contado com as melhores condições de prova.

O atual bicampeão nacional Projunior defrontou na final Francisco Queimado tendo alcançado a vitória com um score de 12.90 pontos contra 10.75 do adversário. Sagrou-se tricampeão do Projunior Porto&Matosinhos repetindo assim o triunfo alcançado nas duas anteriores edições desta etapa tendo realizado nas meias-finais, juntamente com Tiago Stock no Round 1, a melhor onda do evento com 8.50 pontos.

“Estou muito feliz por ganhar a 1ª etapa do Junior Tour aqui no Porto e em Matosinhos”, afirmou o campeão, Martim Nunes. “A vitória surge após um início de ano que não gostei tanto porque tive dois resultados menos positivos. Por vezes, corre mal, e há coisas a melhorar. Mas agora sinto-me feliz por ter conseguido mostrar o meu surf com consistência, ter feito bons heats e divertir-me com alguns dos meus melhores amigos. Estão todos de parabéns, principalmente, o Francisco Queimado. Agradeço ao David Raimundo e ao Vasco Ribeiro por terem-me ajudado, foram incansáveis durante todo o campeonato. Um obrigado aos meus patrocinadores, aos meus amigos e à minha família que estava em casa a torcer e apoiam-me sempre em tudo. Voltamos na próxima semana para a Liga MEO para fazer um bom campeonato e mostrar bom surf”, finalizou.

O atual vice-campeão nacional Pro Júnior, João Roque Pinho, e Afonso Pinto, chegaram às meias-finais alcançando um 3º lugar ex-aequo, tendo sido vencidos por Martim Nunes e Francisco Queimado nesta fase, respetivamente.

Na categoria Feminina, Maria Salgado derrotou na final a atual campeã nacional Pro Júnior, Gabriela Dinis, com o score de 10.00 pontos contra 7.85. A jovem surfista de 17 anos, local de Santa Cruz, repete a vitória alcançada nesta etapa em 2022, ano em que se sagrou vice-campeã nacional da categoria. Foi também a atleta que efetuou a melhor onda do evento com 8.75 pontos logo na ronda 1.

“O campeonato correu bem”, referiu a vencedora. “Houve uns heats melhores e outros piores. Estou muito contente com o meu resultado porque tenho andado a treinar imenso. Acima de tudo, diverti-me muito. Estive aqui a ser acompanhada por toda a equipa da APS e foi muito giro. Agora é continuar a trabalhar e de depois logo vemos no final do circuito. Agradeço à organização, aos meus treinadores, aos meus patrocinadores e à minha família, em especial, à minha irmã porque é muito importante tê-la aqui comigo”, concluiu.

Constância Simões e Erica Máximo chegaram às meias-finais perdendo para Maria Salgado e Gabriela Dinis, respetivamente.

Martim Nunes e Maria Salgado partem para a próxima etapa na liderança do ranking. Depois do Porto e Matosinhos, o Junior Tour segue viagem para as ondas de Viana do Castelo onde se realiza a segunda etapa do circuito, a 18 e 19 de maio.

Fotos: Tomané / Wave Series
Previous Duelo de gerações no arranque da Liga 2024
Next Tomás Fernandes de pedra e cal na liderança da Liga