Nacional de Longboard voltou a cruzar o norte


António Dantas, Raquel Bento e Francisco Freitas foram os grandes vencedores da 2.ª etapa do Campeonato Nacional de Longboard, que se realizou no passado sábado, na Praia de Leça da Palmeira.

Foram mais de 40 atletas que lutaram pelo título na segunda etapa do Campeonato Nacional de Longboard. António Dantas (Open), Raquel Bento (Feminino) e Francisco Freitas (Sub-18) foram os grandes vencedores desta prova que ficou concluída em apenas um dia, pelas boas condições oferecidas face à previsão de menos ondas e mais nevoeiro para o dia seguinte.

Esta prova não se realizava no Norte desde 2019, está inserida no Porto&Matosinhos Wave Series 2022, iniciativa que reúne um conjunto de competições de desportos de ondas, organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

“Este regresso do longboard a Leça da Palmeira foi um êxito, as condições de mar estavam ótimas para a competição e permitiram aos atletas mostrar o seu surf. Conseguimos, com a colaboração de todos os atletas, realizar toda a prova num só dia, dado que as previsões para amanhã apontavam para uma descida do mar. Viveu-se aqui na praia um grande dia de sol, acompanhado de toda a boa energia e animação clássicas do longboard e de toda a sua envolvente. Parabéns a todos os atletas!”, salienta Marcelo Martins, responsável pela organização do evento.

Após uma hora de pausa devido ao denso nevoeiro, o campeonato arrancou com as triagens, seguindo-se os 1/8 de final, 1/4 de final, meias-finais e finais das três categorias. Foram baterias bem disputadas, mas com alguns dos favoritos dos clubes do Norte, como Pedro Barbosa e Sebastião Maia, a serem eliminados nos 1/4 de final.

A final de Sub-18 começou com o domínio do Frederico Carrilho com duas boas ondas surfadas, mas Francisco Freitas não deixou de ir à procura da nota que precisava e acabou por conseguir ultrapassar os seus concorrentes e sagrar-se campeão com um score total de 11,66 pontos, deixando também para trás Tomás Bugallo e Daniel Hoeger.

Já na final da categoria Feminino o domínio foi absoluto por parte de Raquel Bento, atleta que é bicampeã nacional de Longboard e vencedora da primeira etapa do circuito este ano. Na luta por mais um título, Raquel ultrapassou as suas concorrentes Maria Melendez, Joana Gorgueira e Francisca Taron com grande vantagem, conseguindo o título com uma pontuação final de 14,84. De salientar que Raquel Bento e Maria Melendez também competiram na categoria Open, com o objetivo de ganhar experiência competitiva.

No Open, a competição foi renhida entre os irmãos Dantas, João e António, ambos atletas do Surfing Clube de Portugal. Nesta categoria é costume assistir-se a um domínio do campeão nacional e representante de Portugal no World Longboard Tour, João Dantas, mas desta vez foi o seu irmão mais novo, António Dantas, que se destacou, confirmando o grande nível de surf que já havia demonstrado na etapa inaugural na Caparica e conquistando o primeiro lugar em Leça da Palmeira com um score final de 15,30 pts. Em terceiro e quarto lugar ficaram, respetivamente, João Gama e Lipe Ferreira.

A próxima etapa, a terceira e penúltima do circuito, tem lugar a 18 e 19 de junho, na Azurara. xxx

SUB- 18

1.º Francisco Freitas (Península de Peniche Surfing Clube) – 11,66

2.º Frederico Carrilho (NOCAS – Never Old Caparica Associação de Surf) – 10,50

3.º Tomás Bugallo (Associação Mar de Espinho) – 6,30

4.º Daniel Hoeger (Associação Onda do Norte) – 4,73

FEMININO

1.º Raquel Bento (NOCAS – Never Old Caparica Associação de Surf) – 14,84

2.º Maria Melendez (Surfing Clube de Portugal) – 8,36

3.º Joana Gorgueira (NOCAS – Never Old Caparica Associação de Surf) – 4,53

4.º Francisca Taron (Surfing Clube de Portugal) – 3,73

OPEN

1.º António Dantas (Surfing Clube de Portugal) – 15,30

2.º João Dantas (Surfing Clube de Portugal) – 15,00

3.º João Gama (Surfing Clube de Portugal) – 11,10

4.º Lipe Ferreira (Associação de Surf da Costa da Caparica) – 9,60

Fotografia: Francisco Antunes
Previous Challenger Series: Está concluído o primeiro teste para a armada lusa
Next Santa Cruz Kids 2022