Nova geração domina no arranque da Longboard Tour Portugal


Raquel Bento, Francisco Freitas e António Dantas venceram a primeira etapa do Circuito Nacional de Longboard, que terminou ontem, na praia da Ponta Ruiva, em Vila do Bispo. Em boas ondas de um metro, com pouco vento e céu nublado, os melhores longboarders portugueses deram espetáculo nesta bonita praia do litoral algarvio, que não recebia uma competição nacional há mais de 20 anos.

Na categoria feminina, a campeã nacional Raquel Bento não deixou créditos por mãos alheias e dominou a final de ponta a ponta. Com uma pontuação total de 14,00 pontos e a sua melhor onda nos 7,50 pontos, Raquel deixou Carolina Mendes na segunda posição, Aurora Dantas na terceira e Inês Martins na quarta. Destaque para a presença na final de Carolina Mendes, ex-campeã nacional e europeia de surf feminino, que competiu pela primeira vez nesta disciplina de longboard, logo com sucesso.

“Foi um fim-de-semana de boas ondas e muito bom tempo. Diverti-me muito e apanhei o maior escaldão da minha vida, por isso não me vou esquecer desta prova. Obrigado a todos os que vieram. Aos habituais e aos novos, que com certeza irão ajudar na evolução do longboard português,” afirmou a vencedora.

Na categoria Sub-18, que teve uma final direta de cinco atletas, Francisco Freitas, de Peniche, dominou por completo, em total sintonia com o mar e direito à melhor onda e melhor pontuação total do campeonato – 8,83 e 16,23 pontos, respetivamente. Na segunda posição terminou Duarte Barata, na terceira Beatriz Valente, na quarta Kika Califórnia e na quinta Margarida Santos.

“Adorei este fim-de-semana,” comentou Francisco. “Foi um campeonato com muito boas ondas e num ambiente super natural. Agora já gosto mais das ondas algarvias e gostava muito de cá voltar para o ano,” concluiu.

A final Open foi marcada pela presença da nova geração, com os quatro finalistas a apresentarem idades entre os 17 e 22 anos. O vice-campeão nacional, António Dantas, acabou por levar a melhor sobre Francisco Freitas, que por pouco não “limpou” duas categorias, deixando ainda Filipe Ferreira, também finalista na última etapa do ano passado, na terceira posição e o açoriano Nicolau Filipe na quarta.

“Bom ambiente, ondas óptimas para longboard e uma final bastante disputada. Gostei muito do campeonato e parece que comecei bem o ano. Vamos para a próxima!,” afirmou António Dantas.

Destaque ainda para a eliminação do campeão nacional em título, João Dantas, nas meias-finais, a par de Ítalo Rosa, Luís Esteves e Diogo Gonçalves, também ele um ex-campeão nacional.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, “foi um belíssimo evento e correu tudo muito bem. Vamos agendar já para o próximo ano, para continuarmos com esta aposta!”

“Foi ótimo! Tivemos um ambiente espetacular e muito descontraído. Todos os atletas adoraram! Podermos realizar uma prova num ambiente natural tão bonito e intocado como este, é claramente um upgrade nos nossos eventos,” afirmaram Gonçalo Pina e Pedro Ferreira, da organização.


Fotografia de João Cabrita
Previous Frederico Morais despede-se do CT com um 17.º lugar
Next Arrancou o Circuito Sealand 2024