Os melhores surfistas do país estão de regresso à Praia Grande


É a 3.ª etapa da Liga MEO Surf a chegar. 

A Praia Grande, palco primordial de treinos do surf do verão português, vai voltar a receber os melhores surfistas nacionais após dois anos de interregno, designadamente de 31 de julho a 2 de agosto. 

O Allianz Sintra Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf 2020, marca assim o regresso a um dos palcos mais icónicos do surf nacional, embrião de grandes surfistas e uma das praias que mais ondulações e surfistas recebe durante o verão, dando seguimento a esta que foi a primeira competição de Surf no mundo a ser retomada no passado mês de junho durante a Covid-19.

Depois do triunfo de Frederico Morais na Figueira da Foz e da estreia a vencer do jovem Afonso Antunes (na foto em baixo) na Ericeira, com apenas 16 anos, ambos chegam a Sintra na liderança dividida do ranking masculino, o que faz prever um grande embate de gerações pela licra amarela, que identifica o líder do ranking nacional e, consequentemente, da luta pelo título nacional. É este também um dos desígnios da Liga onde os mais experientes do presente são chamados a puxar pelos mais novos e futuro do Surf Português.

Estar a disputar a liderança do ranking com um dos melhores surfistas do Mundo não é uma coisa que acontece todos os dias. Ser campeão nacional, com um nível atual que há na Liga, seria algo muito especial. Depois do triunfo na Ericeira sinto-me mais confiante, tenho continuado a trabalhar e a tentar preparar-me ao máximo para Sintra. Gostava de solidificar os bons resultados, não para provar que o triunfo na Ericeira não aconteceu por acaso, porque sinto que não tenho nada a provar, mas pelo facto de continuar a alcançar os meus objetivos.

– Afonso Antunes

Já na prova feminina as atenções estão centradas em Carolina Mendes (na foto no topo), que saltou para a liderança do ranking após o triunfo conseguido na Ericeira. Teresa Bonvalot e a campeã nacional Yolanda Hopkins estão na perseguição e prometem dar muita luta na Praia Grande para recuperar terreno perdido, mas Carolina tem a seu favor o facto de ser a campeã em título desta etapa – além da vitória em 2018, também já tinha vencido em 2017 e 2016.

Recorda os números desta etapa em 2018:

  • Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
  • 1219 ondas surfadas por 84 surfistas inscritos
  • Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,10 pts de Vasco Ribeiro (3.ª ronda)
  • Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 15,85 pts de Pedro Henrique (3.ª ronda)

Até daqui a uma semana. xxx

Previous Kikas ingressa estágio da Seleção
Next Point Break em Santa Cruz