Proteger os oceanos é missão de Miguel Blanco


O surfista Miguel Blanco junta-se ao Programa Atlantis no papel de embaixador, dando o seu contributo para a grande missão Atlantis: “Conhecer o mar para inspirar a cuidar”.

Aos 25 anos, e com um percurso de sucesso no surf nacional e internacional, Miguel Blanco é conhecido como o “surfista ecológico”, muito devido às ações de consciencialização e proteção do mar, que considera ser a sua “segunda casa”.

Acreditando que um surfista é como um embaixador natural do oceano, a necessidade de criar uma sinergia entre o surf e a ecologia surgiu durante uma viagem a Bali, na Indonésia, em 2016, quando se apercebeu da enorme quantidade de lixo, maioritariamente plástico, que se encontrava no mar e na praia circundante.

Desde então, tem tido uma participação ativa em inúmeros projetos ambientais, dando voz à sensibilização para a poluição nos oceanos, tornando-se um importante parceiro para o Programa Atlantis, que promove, de uma forma inovadora e pioneira no nosso país, a Literacia do Oceano, a partir da combinação do mergulho livre com a educação ecológica e o desenvolvimento humano.

O surfista ambientalista, que também é um amante da prática de ioga, junta-se ao Programa Atlantis num dia simbólico, o dia 8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos. No dia 17 de junho, Miguel Blanco irá mergulhar com o grupo de 20 alunos do 8.º ano da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra, na última sessão de mergulho livre dos alunos, fechando a primeira edição do Programa Atlantis.

“Acredito que o Programa Atlantis pode ajudar a consciencializar e a inspirar para a ação as gerações futuras. Sendo a Violeta Lapa mergulhadora, terapeuta e educadora aquática, e eu surfista, assim como as diversas pessoas envolvidas neste projeto, todos temos contacto direto com o Oceano e, portanto, acho que somos nós que devemos ter a maior voz. Se não formos nós a cuidar do Oceano, quem será?”, reflete Miguel Blanco, chamando ainda a atenção para o facto de “não podermos apenas tirar as coisas do Oceano. É altura de darmos de volta. Eu passo tanto tempo no mar e, nesta equação, ele já me deu tantas coisas, que esta é a minha forma de dar de volta”, conclui o surfista e novo embaixador do Programa Atlantis.

Sabe mais em www.programa-atlantis.com


Fotografia: António Saraiva & Maldivessurfphotography
Previous Yolanda é vice-campeã mundial
Next Campeões regionais de surf do Norte apurados em prova com recorde de participantes