Sabe quem serão os surfistas das Olimpíadas?


O processo de qualificação para Tóquio 2020, conhecidos oficialmente como os Jogos da XXXII Olimpíada com início previsto a 24 de julho, tem sido algo complicado e resulta de um acordo entre a International Surfing Association e a World Surf League. 

Para as contas finais, de quem entre e não entra, vão ser considerados os resultados de quatro competições distintas: o WSL World Championship Tour 2019, ISA World Surfing Games 2019, Pan American Games 2019 e ISA World Surfing Games 2020. 

Destes só falta realizar o ISA World Surfing Games 2020, estando, portanto, entregues 28 vagas e ainda por definir 12. Vale recordar os nossos leitores que no total estarão 40 surfistas a competir nos Jogos Olímpicos (20 homens, 20 mulheres, com um máximo de 2 atletas por nação, i.e., um máximo de 4 nas duas categorias).

Até ao momento 12 países já estão representados e apresentam surfistas qualificados, incluindo Portugal. A Surfzine passa a revelar o nome de todos os que estarão nas próximas Olimpíadas: 

Homens qualificados via WCT da WSL: 
Italo Ferreira & Gabriel Medina (Brasil); Julian Wilson & Owen Wright (Austrália); Kolohe Andino & John John Florence (EUA); Jeremy Flores & Michel Bourez (França); Jordy Smith (África do Sul); Kanoa Igarashi (Japão).

Homens qualificados via Pan American Games 2019: 
Lucca Messinas (Peru).

Homens qualificados via ISA World Surfing Games 2019: 
Ramzi Boukhiam (Marrocos); Shun Murakami (Japão); Frederico Morais (Portugal); Billy Stairmand (Nova Zelândia).

* Mais cinco vagas serão distribuídas nos ISA World Surfing Games 2020 

Mulheres qualificadas via WCT da WSL: 
Stephanie Gilmore & Sally Fitzgibbons (Austrália); Carissa Moore & Caroline Marks (EUA); Tatiana Weston-Webb & Silvana Lima (Brasil); Johanne Defay (França); Brisa Hennessy (Costa Rica). 

Mulheres qualificadas via Pan American Games 2019: 
Daniella Rosas (Peru).

Mulheres qualificadas via ISA World Surfing Games 2019: 
Bianca Buitendag (África do Sul); Shino Matsuda (Japão); Anat Lelior (Israel); Ella Williams (Nova Zelândia).

* Mais sete vagas serão distribuídas nos ISA World Surfing Games 2020

Na prática, como Portugal ainda só tem um representante confirmado, significa que nos próximos World Surfing Games da ISA, cujo local ainda não foi anunciado mas terá lugar em maio próximo, a Seleção Nacional poderá lutar por mais três vagas (1 no masculino e 2 no feminino). 

Já o Brasil, os Estados Unidos e a Austrália são os únicos países que já alcançaram a quota máxima e não podem qualificar mais atletas para Tóquio 2020. 

Previous Alpes Suíços agora com opção Surf
Next Conversas em Podcast