Throwback: A reforma de Taj Burrow


A 9 de abril de 2016, com 37 anos, Taj Burrow anunciou aos fãs que aquela seria a sua última temporada no World Tour após 18 anos de competição ao mais alto nível. Ao microfone da World Surf League o carismático surfista oriundo do oeste australiano confirmou que o Fiji Pro, a realizar em junho daquele ano, seria o evento onde faria a despedida. 

Taj entrou na primeira divisão do surf mundial aos 17 anos, mas na altura optou por manter-se na Qualifying Series por mais um ano com vista a ganhar calo, maturidade e mais experiência. Foi o mais jovem surfista a ganhar o WQS. No ano em que se estreou na Championship Tour, em 1998, foi eleito Rookie do Ano e ao longo da carreira terminou por 15 vezes dentro do top 10 mundial. Foi segundo classificado do ranking por duas vezes, em 1999 e 2007. 

O surf deu-me tanto. Anos de ondas incríveis, experiências e amizades que nunca esquecerei. A World Surf League e todos os competidores ajudaram-me a surfar melhor e são como uma família para mim, disse na altura em entrevista. 

O veterano australiano despediu-se da primeira divisão do surf mundial e do mundo da WSL em grande estilo. Taj Burrow fez a sua última bateria com John John Florence, no Round 3 do Fiji Pro, numa troca de ondas eletrizante que resultou em várias notas acima dos nove pontos e os scores finais de 18.76 e 18.60 pontos, a favor do havaiano. 

Confere a lista de vitórias no WT:

Hurley Pro at Trestles (2013)
O’Neill Coldwater Classic (2012) 
Quiksilver Pro Gold Coast (2012) 
Quiksilver Pro Gold Coast (2010)
Billabong Pipe Masters (2009)
Rip Curl Pro Bells Beach (2007)
Billabong Pro Jeffreys Bay (2007)
Nova Schin Festival WCT Brasil (2004)
Mundial Coca Cola de Surf (2002)
Coke Surf Classic Manly (1999)
Rio Marathon Surf International (1999)

Mais recentemente, em junho de 2018, lesionou-se com gravidade no joelho, ao nível do ligamento cruzado anterior (LCA) que obrigou a cirurgia. A mesma terá ocorrido durante uma sessão de free surf em Gnaraloo durante umas férias com a família.

À beira dos 42 anos (celebra a 2 de junho), Taj não é um reformado como qualquer um e está mesmo a gozar a reforma à grande, passando muito tempo com a família e com muito, muito free surf nos intervalos dos afazeres familiares. xxx

Previous Hotel de luxo sobre rodas 
Next Negócio de risco