Votação aberta para a lista de surfistas no Capítulo Perfeito


Em 2023 só os atletas nacionais vão a votos do público, com os surfistas internacionais a beneficiarem de entrada direta no evento. 

Foi esta semana revelada a lista de surfistas da 9.ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong, que se realizará na praia de Carcavelos, em Cascais, num período de espera que se estenderá de 9 de  janeiro a 9 de março.

Em 2023, pela primeira vez na história do evento, a categoria de Surfistas Internacionais não irá a votos do público, apresentando oito (8) surfistas estrangeiros que terão entrada direta na prova. 

Entre eles, o destaque vai para o norte-americano Balaram  Stack, que há pouco mais de duas semanas venceu o mais prestigiante campeonato de  surf do mundo, o Vans Pipe Masters no Havai, e o brasileiro Adriano de Souza, campeão  mundial de surf em 2015, ano em que também ele se sagrou Pipe Master.

O havaiano Clay Marzo, vencedor da última edição do mítico campeonato de tubos de Padang Padang na Indonésia, e o sul-africano Michael February, local da famosa onda de J-Bay e considerado o mestre do estilo da sua geração, são outros dos nomes em  evidência na lista de surfistas internacionais, para além do australiano Adrian Buchan e do brasileiro Bruno Santos, ambos ex-campeões da etapa da WSL em Teahupoo, a onda  tubular mais técnica do circuito mundial.

Por sua vez, na categoria de Surfistas Nacionais continuam a prevalecer as preferências  do público, que já pode votar nos seus atletas nacionais favoritos para participarem na prova. No site oficial do evento, em www.capituloperfeito.com, os fãs são chamados a  escolher quatro (4) nomes.

Para completar o esquadrão nacional, o público também terá de selecionar um (1) nome na  categoria New Generation, apurando um atleta sub-17 para se juntar aos 16 finalistas que vão disputar os tubos de Carcavelos.

A lista final de atletas será concluída com três wildcards: o basco Aritz Aranburu,  campeão em título do evento; o vencedor dos Trials presented by UF Carcavelos Parede  em memória de Dapin, prova de triagem organizada em parceria com o CRCQL que acontecerá em Carcavelos dentro do período de espera da competição principal; e um atleta resgatado pela organização (entre os portugueses menos votados).

“Ano após ano temos tentado melhorar a lista de competidores de forma a garantir o  maior espetáculo possível. Este ano, para se juntar aos surfistas nacionais, convidámos  um conjunto de atletas internacionais que tem um pouco da nova geração do surf  mundial e atletas que já deram várias provas em arenas com as condições que  procuramos. O nosso trabalho começa agora, de monitorização das previsões, até  encontrarmos um Carcavelos épico”, disse Rui Costa, promotor do evento.

SURFISTAS INTERNACIONAIS 

Adrian Buchan (AUS) 

Adriano de Souza (BRA) 

Balaram Stack (EUA) 

Bruno Santos (BRA) 

Clay Marzo (HAV) 

Michael February (ZA) 

Nathan Hedge (AUS) 

Torrey Meister (HAV)

SURFISTAS NACIONAIS (público escolhe 4 de 12)

Filipe Jervis

Guilherme Fonseca 

Guilherme Ribeiro 

Henrique Pyrrait 

Jácome Correia 

João Maria Mendonça 

Luís Perloiro 

Martim Carrasco 

Miguel Blanco 

Nic von Rupp 

Pedro Boonman Correia 

Tiago Pires

NEW GENERATION (público escolhe 1 de 6)

Francisco Mittermayer 

Martim Fortes 

Matias Canhoto 

Salvador Vala 

Santiago Graça 

Tiago Faria

WILDCARDS 

Aritz Aranburu (ESP) 

Vencedor dos Trials (a definir)

Surfista Nacional salvo pela organização (a anunciar após o fim da votação) 

Previous Capítulo Perfeito está de volta! 
Next Vamos ajudar Jorge Leal a recuperar