A mensagem ecológica de Miguel Blanco


Miguel Blanco, bicampeão nacional 2018-19, e a artista Alex Rosa encontram-se a desenvolver uma parceria em que a sinergia entre o surf, a arte e a proteção dos oceanos se enaltece para dar voz ao impacto negativo do ser humano no ambiente.

A ideia desta colaboração surgiu durante um Beach Clean Up desenvolvida e organizada pelo surfista no passado mês.

É através de ilustrações em pranchas de surf que ambos procuraram alertar a população para quatro temas ambientais centrais que ameaçam cada dia os nossos oceanos: o aquecimento global; a acumulação de lixo no mar, nomeadamente plástico; a pesca excessiva; e a poluição por derrames de petróleo.

Procuram transmitir a mensagem de forma visualmente impactante e direta através da prática de surf, de maneira a consciencializar as pessoas e a fazerem-nas questionar-se sobre o que podem fazer pelas suas próprias ações. 

É tempo de entrar na onda da consciência e fazermos a nossa p(arte).

– Alex Rosa

Para Miguel, ”Promover a sustentabilidade e aumentar a consciência sempre foi o meu objetivo. Feliz por fazê-lo através do surf e da arte”, acrescenta ainda que “é o nosso dever coletivo e individual preservar os nossos oceanos e a natureza – dão-nos tudo, e são a nossa casa.”

Fotos por António Saraiva e Pedro Mestre
Previous Conhece os portugueses no Nazaré Tow Surfing Challenge
Next Surf proibido na Praia do Norte